Os nossos poderes de "administrar".

O companheiro Maurício Visentin Coronado está no Centro Espírita Ismael há muitos anos,  sempre disposto aos trabalhos da Casa. Ele passou por várias fases em nossa Casa e, no ano passado, estava no Curso de Aprimoramento  coordenado pelo nosso presidente Sérgio Biagi Gregório. Além de outras atividades, ele também faz parte das visitas semanais do Samaritano à Casa de David. É um companheiro sempre disposto em ajudar a quem precisa de seu apoio. Maurício V. Coronado já teve colaboração em artigo publicado no site http://www.ceismael.com.br/ com o título sobre "Organização Espiritual", que pode ser acessado através do link:   http://www.ceismael.com.br/tema/organizacao-espiritual.htm . Nesta sua primeira colaboração no BlogCeismael, o nosso companheiro nos mostra os caminhos da "administração divina", com ensinamentos e reflexões. Boa leitura a todos! E fiquem à vontade para os comentários.
A Administração Divina –
por Maurício Visentin Coronado, do Centro Espírital Ismael, São Paulo, SP
                                                                                                                                                                    "A vida é aquilo que você deseja diariamente " (André Luiz)


Desde a antiguidade,  a "administração" recebeu influência da filosofía. Antes mesmo de Cristo, tínhamos filósofos como o Sócrates, Aristóteles e Platão, que impulsionaram a "administração" e colocando-a em prática pelos seus interesses. No ano 5 mil AC, na Suméria, os antigos habitantes procuravam a melhor maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a organização e a coordenação de seus interesses da época.
Então vamos recordar o que aprendemos na Doutrina Espírita sobre a "administração", sendo amparado por grandes ícones personagens e estudiosos no assunto. A Terra foi criada por um mestre designer inteligente para a manutenção da vida.  Segundo o que a Doutrina colocou sempre em sua obras, ¨DEUS¨ é soberamente justo e bom, imutável, onipotente, único e criador de todas as coisas. É o arquiteto do Universo, sendo administrador de tudo e da vida.
O mestre Allan Kardec, ainda em sua postura de pesquisador e estudioso,  fez uma colocação dizendo que a prova mais robusta da existência de Deus reside na assertiva:  "Não há efeito sem causa". Já o astrônomo francês Camille Flammarion – espírita convicto e dedicado amigo e correspondente de Allan Kardec -  escreveu e deixou várias obras, entre elas "O Fim do Mundo".  Flammarion escreveu sobre a trajetória física e espiritual de nosso planeta. Assim fêz, ao lado também de outros filósofos defensores da idéia da pluraridade dos mundos habitados, como Emmanuel Kant e Baruch Spinoza.
Considera-se que o Planeta tenha cerca de 4 a 5 bilhões e 600 milhões de anos, estima-se que a vida tenha iniciado depois de 600 bilhões  de anos, com o resfriamento da Terra. Em linhas gerais, assim foi demarcado o surgimento da vida e evolução das espécies.
Tudo isto tinha que ter um "administrador". E,  para isso acontecer, a organização, o planejamento divino estava em prática com o processo, junto com o Universo e a Terra. Vejam como tudo foi organizado. A Terra, segundo as pesquisas de Flammarion,  está posicionada a exata distância do Sol de forma que nós recebemos a quantidade suficiente de calor para a manutenção da vida. Qualquer mudança no ritmo da rotação da Terra tornaria a vida impossível.  Como exemplo, lembramos que a Terra girando a um décimo de sua rotação atual, toda a vida vegetal seria queimada durante o dia -- ou seria congelada durante a noite. Notamos, portanto,  como tudo sem dúvida nenhuma aponta para " um projeto e administração inteligente em nossa criação". Deus no comando e dentro das leis naturais as condições de vida, progredindo segundo o que está proposto.
E para dirigir nossos caminhos, Deus nos presenteou com a figura do maior psicólogo e educador de almas, Jesus. Ele com a função de guiar as nossas vidas e dar razão no sentido de direção à evolução humana na Terra. Tudo em uma "administração" perfeita. Jesus Cristo, governador geral do planeta...
E para  que possamos melhor entender, estudando a Doutrina Espírita que vem de encontro com as regras e colocações feita pela Ciência, e que através do grande pesquisador Prof.  Hippolyte Léon Denizard Rivail  ( Allan Kardec ) --  atento e cuidadosamente nos aproximando da realidade  de que como devemos seguir e administrar nossas vidas -- codificou a Doutrina Esprita em seu tempo certo e real. Ele nos deixou um presente valioso como um "guia de administração de vidas" em suas obras.
Argumentou Kardec:  "Deus povoou os mundos de seres vivos e todos concorrem para o objetivo final da Providência. Acreditar que os seres vivos estejam limitados apenas ao ponto que habitamos o Universo seria por em dúvida a sabedoria de Deus, que nada fez de inútil (...) as condições de existência dos seres vivos nos diferentes mundos devem ser apropriados ao meio em que tem de viver (...)"
A organização fundamentou na Filosofia Espírita o que seria os cinco ítens mais importantes:
1- Existência de Deus -- inteligencia cósmica responsável pela criação e manutenção do Universo.
2- Existência do espírito --- envolvido pelo perispírito conservando a memória mesmo após a morte física e assegurando a identidade individual de cada pessoa.
3- Lei da reencarnação  -- quer dizer, sucessivamente cada criatura vai evoluindo no plano intelectual e moral, enquanto expia os erros do passado.
4- Lei da pluraridade dos mundos -- isto é, das existências de vários mundos habitados, oferecendo um âmbito universal para a educação do espírito.
5- Lei do carma ou da causalidade moral -- pela qual, se interligam as vidas sucessivas do espírito, dando-lhe destino condizente com seus atos praticados.
Vejam como tudo tem sua organização e assim é administrado também na Lei da Ação e Reação. Magnífica é a "administração" em setores da espiritualidade.
  
O amor de Deus é gigante, sempre amparando-nos, jamais poderemos alegar ignorância e desproteção, pois em todos os lugares temos possibilidades de conhecimento...".  Evoluímos sempre, sempre. Na erraticidade passamos por estudos e aprendizados, assim evoluindo. Na encarnação,  a prática e as expêriencias que nos cabe a seguir em nosso curso à evolução.
Sempre iremos encontrar o apoio e o auxílio mútuo da espiritualidade e de Deus  -- nosso Pai maior --, tudo em uma organização para nos atender.  Segundo conhecimentos trazidos pela espiritualidade superior, principalmente através de nosso irmão médium Chico Xavier. E também através dos livros  "Cidade no Além" (Heigorina Cunha pelos espíritos de André Luiz e Lúcius)  e "Imagens do além",  existem várias colônias espirituais, vários ministérios, " em uma linha de administração" formando os Ministérios da União Divina, o da Elevação, o da Regeneração, o do Auxílio, o do Esclarecimento e o da Comunicação, entre outros.  Mas nem todas as colônias seguem esse padrão administrativo e tem cidades espirituais muito superiores, ou planos mais elevados --  segundo o que assegura a instruções dos espíritos.   Toda a estrutura está ligada à Governadoria,  que é um "orgão diretivo".  A supervisão geral das colônias que circulam em torno da Terra é atribuída por Jesus e a vários mensageiros espirituais.
O Brasil,  por exemplo,  esta sob a tutela de Ismael.  Jesus não é visto pelos espíritos, mas é descrito como uma luz, uma força de um administrador de amor e bondade. Qualquer espírito errante pode continuar no Mundo Espiritual as tarefas e os estudos interrompidos pela desencarnação, desde que assim o queira -- cursos como Filosofia, Ciência, Psicologia, Pedagogia, Artes e outros.  O ensino realiza-se através de métodos didáticos moderníssimos e das mais aperfeiçoadas técnicas. Segundo o espírito André Luiz, a jornada normal é de 8 horas diárias e acrescenta que o Governador da colônia Nosso Lar nunca repousa – e quanto mais evoluído, mais trabalha. Nas colônias um dos mais valiosos instrumentos de reabilitação é o trabalho que é usado com terapia ocupacional.
Portanto,  vimos como a "administração divina" é importante em nossas vidas, pois em momento algum estamos sozinhos.  Isto nos remete a pensar que precisamos estudar e praticar o desprendimento. Devemos nos preparar para retornar ao Mundo Espiritual --   da mesma maneira , fazendo aqui do mesmo modo de lá. Em busca do trabalho  para nossa evolução moral, intelectual e espiritual.  E saibamos que  tudo funciona ao nosso redor para que possamos estar mais próximos à perfeição. Há uma demora, mas é o objetivo da "administração divina" em nossas vidas.
Irmãos!, o mundo espiritual é fruto das nossas necessidades materiais e orgânicas. Enquanto isso,  aos espíritos encarnados – desnecessário ao espírito desencarnado – que busca o seu progresso moral, moral e espiritual.   Muita  paz!  

Janeiro, 2012.

Fontes pesquisadas:
O Colapso da Evolução (The Collapse of Evolution) de Thuse Sott M. – Baker Books, 1997.
Revista Espírita, 1868 – Allan Kardec
Reportagens revista "Espiritismo & Ciência"




4 comentários:

Parabéns que lindo e completo esse trabalho, conheço a doutrina espírita e frequento a sociedade espírita há quarenta e cinco anos, desde a infãncia, leio muito, e achei um trabalho perfeito, com muita pesquisa, dedicação e conhecimento.Continues esse trabalho lindo da divulgação da doutrina.
Maria da Graça Luz de Castro da Sociedade Espírita Paz e Amor
Porto Alegre
RGS

Achei um trabalho muito bem elaborado, de fácil entendimento e interessante de ler, demonstra perfeito conhecimento da doutrina espírita, nos traz uma quantidade de esclarecimentos importantes, muito completo o que demostra uma pesquisa muito bem elaborada e trabalhosa, requerendo um estudo demorado e dedicado com o interesse de trazer boas orientações, isso é ótimo, sou espírita há anos, e é sempre bom ler um texto tão bom como esse.Parabéns.
Fernanda Luz

Que trabalho interessante, estudo a doutrina, e gostei muito do conhecimento que ele traduz.O autor está de parabéns continue a publicar e nos dar a oportunidade de ler tão bons comentários divulgando a doutrina espírita, sem dúvida, o consolador prometido por Jesus.Obrigada pela oportunidade aguardo novos textos.
Zanelli Silva

obrigado, agradeço pelo carinho de todos.

Mauricio Visentin Coronado

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (últimos 30 dias)

Pesquisa