Os transtornos mentais e a Espiritualidade

No domingo (11/11), o Centro Espírita Ismael-SP ofereceu um Seminário com o tema principal: "Os Transtornos Mentais e a Espiritualidade". No horário de 9 às 18 horas, com intervalos de café e almoço, as palestras foram encaminhadas por especialistas e renomados expositores espíritas: Dr. Franscisco Toro (psiquiatra), Dr. Franklin Antonio Ribeiro (psiquiatra), Dr. Mário Más (psicólogo) e Prof. Oswaldo Galvão Filho (terapeuta/cromoterapeuta). E, no encerramento, as propostas do Centro Espírita Ismael para um tratamento psico-espiritual, com  Ivam Ricardo Rogério e Terezinha Sgulmar. A nossa companheira CIDA LOMBARDI, presente em todos os eventos, faz abaixo um resumo com os principais pontos deste encontro. Em breve, as íntegras das palestras estarão disponíveis no You Tube.
1ª Palestra (09h00/10h20):-  "A CAUSA DOS TRANSTORNOS MENTAIS SOB O ENFOQUE  DA DOUTRINA ESPÍRITA" - Dr. FRANCISCO TORO (Psicólogo Clínico e Hospitalar / Frequentador e colaborador do CEI)
             Este é um tema de relevante importância para quem está em contato com pessoas. O TRANSTORNO MENTAL  grave dura por toda a existência. Na doença orgânica, tem hora que o corpo chega à Falência Múltipla dos Órgãos. Hoje há medicamentos que trazem um nível de qualidade melhor para transtornos mentais graves. É preciso saber orientar a estas pessoas.
                O ser humano é mente, corpo e espírito. Tudo que acontece no corpo tem reflexo na mente e no espírito. Assim também o que acontece na mente e no espírito reflete no corpo físico. Por isso,  é preciso olhar para o TODO, nos 3 níveis. É tarefa do psicólogo clínico, fazer a orientação da pessoa acometida do Transtorno Mental.
                Do ponto de vista do ESPÍRITO, o tratamento é ESPIRITUAL dentro do seu princípio de crença, a espiritualidade que compõe a tríade Mente, Corpo e Espírito.  Em tudo é preciso um ALICERCE. Veremos então CONCEITOS BÁSICOS na área de PSICOPATOLOGIA. Segundo JASPERS, "ESTUDO DA VIDA PSÍQUICA ANORMAL, REPRESENTADA E COMPREENDIDA ATRAVÉS DAS EXPRESSÕES VERBAIS E DO COMPORTAMENTO PERCEPTÍVEL. O QUE A PESSOA FALA E DEMONSTRA ATRAVÉS DE SEUS COMPORTAMENTOS".
                O médico e todos nós podemos perceber isto. Precisamos apreender e refletir sobre o que realmente acontece.
TRANSTORNOS MENTAIS - Síndrome:- conjunto de sinais. Padrões comportamentais, psicológicos. Mudanças nos comportamentos estão associadas com SINTOMA DOLOROSO: sofrimento, morte, dor, deficiência, perda importante de liberdade, quando isto começa a prejudicar a nossa vida, nosso dia a dia, levando à incapacitação.
                Todos, temos reações ao sofrimento, isto é normal. Qualquer que seja a ETIOLOGIA (causa) é um fator desencadeante causando disfunção nos três níveis.  O desvio de comportamento deve ser considerado dentro do aspecto CULTURAL e RELIGIOSO do indivíduo, porque pode não ser um Transtorno Mental.
                Qualquer que seja a causa original, a síndrome deve ser considerada no momento como uma manifestação de uma disfunção comportamental, psicológica e biológica no indivíduo. Precisamos quebrar preconceitos de que " psiquiatra é médico de louco". Orientar para o psiquiatra NÃO ORGANICISTA.
CAUSAS DOS TRANSTORNOS MENTAIS
·    CONSTITUCIONAIS – aspectos hereditários e genéticos.
·    ORGÂNICAS – doenças físicas, alterações hormonais, infecções, processos degenerativos, problemas neurológicos, acidentes com traumas crâneo-encefálicos.
·     PREDISPOSIÇÃO:- genético-hereditária.
DESENCADEAMENTO -                 Stress, meio ambiente, família, trabalho, etc. – vertente social.                Desenvolvimento da personalidade e interações relacionais – psicológica. E alterações no padrão vibratório. Nem tudo que está predispondo irá desencadear.
            Há também consequências do aspecto espiritual – LEI DE CAUSA E EFEITO. Somos submetidos à LEI DO PROGRESSO, então há predisposição, mas não há "FATALIDADE". O que vai nortear nossa vida é nosso LIVRE ARBÍTRIO, nossas escolhas.
EXEMPLOS -       TRANSTORNOS DO HUMOR – perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma depressão, com ou sem ansiedade associada.                 O mais comum são as DEPRESSÕES, que podem ocorrer em 3 graus: Leves, Moderadas e Graves (requer tratamento farmacológico). A maioria dos transtornos tende a ser RECORRENTES. Podem estar relacionadas com situações e fatos estressantes.
TRANSTORNO BIPOLAR -  Em um momento podem perder ou ganhar peso corporal de 3 a 4 semanas. Ausência de prazer pela vida. Em outro momento, agitação intensa: não dorme, fala muito...
TRANSTORNOS DE ANSIEDADE - É normal do ser humano. É bom uma dose de ansiedade para evitar situações de perigo. É PATOLÓGICA quando muito intensa desproporcional ao estímulo que a originou: Paralisa ao invés de prepará-lo para a ação. Às vezes, brota "do nada", sem uma causa aparente. Ansiedade generalizada, TOC, fobias e ligadas ao Stress. Medos que paralisam as pessoas.
TRANSTORNO PSICÓTICO –
                 - psicose – geralmente chamada de loucura. Não encontra base de analogia com nenhuma vivência pessoal. Indica perda de contato com o real:
                - alucinações:- percepções com ausência de objetos.
                - delírios:- alterações dos pensamentos, do ouvir, tato, gustativo, juízos falsos, o que fala não tem nada a ver, sensações de perseguição, vida de ruína.
                - mudanças comportamentais
                - pensamentos confusos
                Um desses transtornos é a Esquizofrenia.
Observação:- Hospital do Mandaqui – zona norte de São Paulo, atende URGÊNCIA PSIQUIÁTRICA 24hs.
CONCEPÇÃO DO ESPIRITISMO  - sobre a Etiologia dos Transtornos Mentais
·        LEI DE CAUSA E EFEITO – AÇÃO E REAÇÃO - Allan Kardec – 
         EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – "Causas anteriores das aflições".
·        Processos Obsessivos
Sempre considerar o indivíduo nos seus três níveis: físico, psicológico e espiritual para seu tratamento. Não ter visão REDUCIONISTA, RADICALISTA.  Nossas aflições são de duas origens: causas anteriores e causas atuais.      Deus nos dá a OPORTUNIDADE     de crescer e evoluir, sempre – LEI DE CAUSA E EFEITO.
                Nossa vida presente é reflexo do que temos sido até hoje: faltas anteriores, erros passados, plantamos voluntariamente. Hoje somos chamados à colheita, mas ativa, progressista, de nos melhorarmos sempre. É LEI NATURAL.
                Ao ser permitido o reencarne o espírito passa a imprimir nas moléculas de DNA do novo corpo suas NECESSIDADES E HERANÇA para a nova oportunidade de aprendizagem e evolução. SOMOS HERDEIROS DE NÓS MESMOS, plasmamos nosso destino futuro, para nos redimirmos. Na nova reencarnação o transtorno poderá manifestar-se desde o nascimento ou durante a vida.
PROCESSOS OBSESSIVOS - Bezerra de Menezes, no livro: LOUCURA SOB NOVO PRISMA-1897, fala da Origem das Doenças Mentais, que ocorrem em duas situações: Distúrbios Físicos, de índole orgânica e Doenças de Natureza Espiritual, motivadas por processos de obsessão (relacionadas ao Livre Arbítrio). "Domínio de espíritos inferiores sobre pessoas, praticadas por espíritos inferiores, que nos procuram dominar".
Causas:- vingança, desejo de fazer outras pessoas sofrerem, usufruir condicionamentos que tinham na vida física, apegos a pessoas – Allan Kardec.-LIVRO DOS MÉDIUNS-cap.XXIII
Está na raiz de grande parte das depressões.
IMPORTANTE! Não ter olhar reducionista. Olhar o ser humano integral. Seja de que área de assistência, a ele oferecer:- orientações, encaminhamentos, tratamentos globais, com dimensão de compreensão, compaixão e respeito ao sofrimento do próximo.

2ª Palestra (10h40/12h00):- "O TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS MENTAIS À LUZ DA CIÊNCIA E DA DOUTRINA ESPÍRITA" - Dr. FRANKLIN RIBEIRO    -  (Médico psiquiatra)
                O que é mais importante, para nós espíritas conhecermos sobre psiquiatria.
                TRANSTORNOS MENTAIS ORGÂNICOS
              - DEMÊNCIA – esquecimento
-   DOENÇA DE ALZHEIMER – é a mais comum – 60% dos casos.
    O cérebro encolhe.

-   Problemas VASCULARES  do cérebro.
Podemos ficar doentes fisicamente por problemas de doenças morais, dos nossos sentimentos. Outros tipos de esquecimentos:- reconhecer objetos, linguagem, executar alguns movimentos ex:( amarrar sapato, abotoar a roupa), organizar e planejar situações da vida.
É preciso exercícios mentais, como lembrar tudo que fez no dia, da hora que acordou até a hora de deitar. DEMÊNCIA NÃO TEM CURA.
                Os CUIDADORES também precisam se cuidar.   Só colocar os doentes em asilos, é TIRAR SEUS PONTOS DE REFERÊNCIA, que ele tem em sua casa. É preciso que evitemos ter DIABETES, PRESSÃO ARTERIAL ALTA, que causam demência vascular.
DEMÊNCIA EM OUTRAS DOENÇAS
·       MAL DE PARKINSON
        – evolui para o Alzheimer entremeado pelo Levi (movimentos descoordenados)

·       AIDS
Nos casos de demência é preciso trabalhar os familiares: PACIÊNCIA, ORAÇÃO E AMOR.
TRANSTORNOS DEVIDO AO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
·         Álcool
·         Opiáceos
·         Canabinóides
·         Sedativos e Hipnóticos
·         Cocaína
·         Estimulantes (inclusive cafeína)
·         Alucinógenos
·         Fumo
·         Solventes
·         Intoxicação aguda, uso nocivo, dependência, abstinência (com ou sem Delírium)
·         Psicose, psicose residual ou de instalação tardia, amnésia.
        O cérebro completa seu desenvolvimento aos 20 anos de idade. Quem usa maconha, antes dos 15 anos de idade tem predisposição para problemas cerebrais/vasculares, levando à demência e à morte. Provoca delírios e alucinações.
        No Espiritismo, o dependente de qualquer tipo, torna-se vítima de VAMPIRISMO. Tipo de obsessão em que os espíritos de ex-viciados, para continuar usufruindo da dependência que tinham na vida física, se ligam aos atuais viciados.
        Quando o dependente deixa de usar o produto do qual depende abruptamente, principalmente o ÁLCOOL, tem SÍNDROME DE ABSTNÊNCIA.
        Maconha – provoca sono e engorda.
        Cocaína – agita e emagrece.
        Álcool - se parar engorda um pouco.
        Sempre desejamos algo. Se desejamos é porque falta "Felicidade". É preciso aprender a lidar com a infelicidade.
SISTEMA DE RECOMPENSA – área do córtex:- lobo frontal – instintos e emoções.
O Espiritismo é uma filosofia de vida baseada na ciência.
ESQUIZOFRENIA E TRANSTORNOS DELIRANTES      
        Parece OBSESSÃO.
- Surto psicótico – perde contato com a realidade
Personalidade ESQUIZÓIDE:- vive isolado, não quer contato nem com a família, traz de outras vidas.
TIPOS
·         Paranóide
·         Hebefrênica
·         Catatônica
·         Depressão pós-esquizofrênica
·         Residual
·         Indiferenciada
·         Transtornos delirantes/persistentes/induzidos
·         Esquizoafetivos
Ouve vozes, tem mania de perseguição, estão falando de mim...
Devem fazer tratamento Médico e Espiritual – na religião que tem ou sugerir se ela não tiver religião.  O importante é ter FÉ e ACREDITAR EM DEUS. Deve ser feito encaminhamento Espiritual e ao CAPS.
Criar Agentes Comunitários Religiosos e de Saúde.
Internação hoje, para Esquizofrênicos, só se atenta contra a própria vida ou de terceiros.
Confunde-se muito, esquizofrenia com obsessão.
TRANSTORNOS DO HUMOR
·    Episódio Maníaco
·    Transtorno Bipolar
·    Episódios Depressivos (leve, moderado com ou sem sintomas psicóticos)
·    Transtornos afetivos persistentes (ciclotimia, distimia)
·   Hipomania: excessivamente alegre, tagarela, pensamento acelerado, não consegue se expressar, muito sexo, gasto excessivo, começa várias coisas e não termina, tem poderes especialíssimos, grandiosos.
BIPOLAR - O tratamento depende da fase em que está:- EUFORIA ou DEPRESSIVA. Tem dois polos. Existe também a fase mista, os dois estados no mesmo dia.   Está vulnerável ao suicídio. Pedem-se vários exames, porque pode ser disfunção da Tireoide. Para a Ciência é mente e corpo. Para o Espiritismo é espírito e corpo.  Há os casos de dependência dos pais por imaturidade, ficam fixados na fase infantil.
NEUROSES
PÂNICO – morte traumática em vidas passadas
                Para saber se é orgânico, psicológico ou espiritual, deve passar pelo MÉDICO – NÃO REDUCIONISTA.
·         Tem fobias específicas
·         Medos sem motivações claras
·         Preocupada excessivamente com tudo
TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo
·         Ideias repetitivas – manias obsessivas
·         Não tem cura – terapia cognitiva comportamental
TRANSTORNOS DISSOCIATIVOS OU DE CONVERSÃO
·         Alteração da consciência (identidade, memória)
·         Múltiplas personalidades
·         Fugas sem se lembrar do que está fazendo
TRANSTORNO CONVERSIVO - Converte tensões de sua vida em sintomas no corpo
·         Transtornos por somatização
TRANSTORNOS ALIMENTARES
·         Anorexia
·         Bulimia
·         Hiperfagia
·         Vômitos psicógenos
TRANSTORNOS DO SONO – devidos a fatores emocionais
        ·       Insônia
      ·         Hipersônia
·         Sonambulismo

·         Terror noturno
DISFUNÇÃO SEXUAL
·         Ausência de prazer sexual
·         Perda do prazer sexual
·         Aversão sexual
·         Impotência
·         Disfunção orgástica
·         Ejaculação precoce
·         Vaginismo
·         Dispaurenia
·         Apetite sexual excessivo
·         Transtornos mentais e comportamentais associados ao puerpério.

3ª Palestra (14h00/15h20):-  "MEU COMPORTAMENTO E A PREVENÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS" - Dr. MÁRIO MÁS (Psicólogo)

                O que fazer para não nos alienarmos? Se fôssemos mais amadurecidos, aproveitaríamos melhor nossa atual EXISTÊNCIA. Quando encarnamos entramos num corpo que causa redução de nossas manifestações.
                Na socialização vamos introjetando tudo que vem através da nossa educação: familiares, amigos, escola, religião.  Vamos incorporando sem filtrar e transformando isso nos nossos comportamentos e nossa forma de pensar. Vamos copiando do outro e introjetando em nós.
                Vamos manifestando, isso tudo que "recebemos sem filtrar", que se transformam em rótulos e muitas vezes sentimentos de inferioridade, de incapacidade, esquecendo-se de seus valores conforme seu espírito.
                Prestar atenção para não pautar nossa vida, segundo valores de outros, de fora de nós. O EGO é a visão que temos de nós mesmos atualmente. Muitas vezes os identificamos com EGO de outras pessoas e não com a autoimagem real, de nós mesmos.
                Também nos apegamos aos diferentes papéis sociais. Quando isto acontece, qualquer coisa que não está de acordo com o papel social com o qual se identifica parece que "seu mundo acabou". É preciso saber usar os papéis nos lugares adequados ao papel.
                Tendemos a achar que as causas do que acontece conosco, tem a ver com as identificações que nós temos. Não percebemos que muitas coisas que estamos sofrendo agora, têm a ver com provas e expiações do que fizemos anteriormente. Trazemos "histórias" que irão se refletir em nossa vida atual, que são coisas milenares. Ex: caráter, personalidade, temperamento. "NÃO SOMOS ASSIM, POR CAUSA DOS NOSSOS PAIS". Somos nós mesmos e nossa imaturidade.
                Quando somos espíritos com elevação moral maior que de nossos pais, não incorporamos os maus tratos sofridos. Se os incorporamos é porque somos espíritos inferiores aos deles, não temos filtro para nos proteger dessas influências.
                Temos nossa programação reencarnatória. Precisamos perceber o que é prova, expiação ou incompetência do que nos acontece. Se não tenho conhecimento disso, achamos que não estamos conseguindo algo por incompetência. Se tivermos aprendizagem espiritual, saberemos identificar o que é prova ou expiação.
                Vamos passando por provas e enquanto não aprendermos, vamos ficar repetindo a mesma prova.     Não sabemos ainda, o que é bom para nós, avaliamos só do ponto de vista do EGO e não ESPIRITUAL. O que eu preciso para minha EVOLUÇÃO, nem sempre é aquilo que eu quero.
                Muitas restrições que aparecem em nossas vidas podem ser uma BÊNÇÃO. Passamos por um tipo de dificuldade, começamos a reclamar, maldizer e nos apegamos Sá àquele momento, não vemos que é algo que vai passar e é para uma aprendizagem e vai gerando angústia e auto avaliação cada vez mais negativa, se colocando pra baixo, sem valor.
                Entra aí o obsessor, aproveitando seus sentimentos e ideias negativas, incentivando-o a cada vez mais se afundar. Quando temos este espírito de reclamar, é porque não temos resistências morais, não passamos e não nos preparamos moralmente para enfrentar as situações e sair delas.
DESIDENTIFICAÇÃO -     Desapegar-se. Eu tenho corpo, mas não sou ele. Eu tenho doença, mas não sou a doença.
O QUE DIZ O ESPIRITISMO - AUSALIDADE, é  que rege nossa EVOLUÇÃO. Não estamos entregues à CASUALIDADE, sorte ou azar. Nossas vidas são resultado, consequências do que fizemos anteriormente. Os Transtornos Psiquiátricos, Psicológicos podem ser consequências de suas ações atuais ou de vidas anteriores. Nossas características psicológicas SÃO NOSSAS e NÃO HERDADAS de nossos pais.
                O corpo:- defeituoso ou perfeito, beleza física, feiura, altura, deformidade, condições morais, econômicas, etc. também é consequência de nossa programação reencarnatória.
                O que não é resolvido de nossas pendências continua como pendências, arquivadas em nosso espírito. Tudo que está inconsciente, precisa se tornar consciente e ser resolvido, senão continua pendente até resolvermos. Saldo da nossa ficha cármica gera sofrimentos, incertezas, inseguranças.
                Precisamos nos fortalecer e saldar nossas dificuldades, pendências e ir nos libertado para podermos melhorar e evoluir. Quando lembramos, pensamos nas coisas, pessoas, acontecimentos, estamos evocando mentalmente isto para nossa vida, e vêm as emoções.
                O que não perdoa está vivenciando a mesma situação que já vivenciou. Nosso amanhã é consequência do nosso presente. Quando fazemos o BEM geramos MERECIMENTOS. Quando fazemos o MAL, tudo que for consequência desse mal irá fazer parte de sua ficha cármica para a próxima existência.
                Muitas vezes somos nossos próprios obsessores, nos criticando, nos colocando pra baixo ao invés de mudarmos e nos tornarmos melhores.

4ª Palestra (15H40/17H00):-  "A VISÃO HOLISTICA DA SAÚDE MENTAL – COMO ATINGIR" – Prof. OSWALDO GALVÃO FILHO  ( Terapeuta/Cromoterapeuta) – Observação: o assunto foi muito complexo e o palestrante muito rápido em suas explicações. Faremos a degravação do vídeo e o resumo será postado posteriormente.

5ª Palestra (17h10/18h00) – 1ª Parte -  "PROPOSTAS E DESAFIOS PARA O CENTRO ESPÍRITA PARA UM TRATAMENTO PSICO-ESPIRITUAL NO 3º MILÊNIO" – Terezinha Sgulmar – presidente do Centro Espírita Ismael.
 PASSES - As companhias espirituais que nos acompanham vêm por afinidade.
Como o Centro Espírita Ismael pode auxiliar no tratamento médico?
- TRABALHOS DESOBSESSIVOS – P3E
   ( esclarecimento dos irmãos obsessores pelo Diálogo Fraterno).
- OBSESSÃO POR VÍCIOS –P3V
- ASSISTÊNCIA NA CASA DE DAVID
  ( trabalho também desobsessivo para doentes mentais).
- ORIENTAÇÃO PARA A PRÁTICA DO "EVANGELHO NO LAR"
  ( O Evangelho de Jesus é a nossa terapia espiritual).
- PROJETO "VIVA MELHOR" que terá início no dia 18/02/2013.
5ª Palestra (17h10/18h00) – 2ª Parte - "PROGRESSÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA" – Ivam Ricardo Rogério – vice-presidente e diretor do Departamento de Ensino Doutrinário do Centro Espírita Ismael                                                                                       
                A progressão da DOUTRINA ESPÍRITA se dá em seis fases:
1ª) CURIOSIDADE
2ª) FILOSÓFICA – LIVRO DOS ESPÍRITOS
3ª) LUTAS – detratores da Fé
4ª) RELIGIOSO-ASSISTENCIAL
5ª) LUZES DA VERDADE a iluminarem mais caminhos e mentes
6ª)REGENERAÇÃO SOCIAL
Segundo BEZERRA DE MENEZES, são três períodos de 70 anos para a Progressão Espírita:
1.- Consagração e Legitimidade do Espiritismo
2.-Lutas árduas dos que assentaram a doutrina, resguardando-a e defendendo-a
3.- Desmistificação dos conceitos e superar preconceitos.

 Histórico-humano –  1º Período - 1860 a 1930
                - grandes revoluções e avanços científicos.
                - distanciamento máximo entre Ciência e Religião
                                                              
- Centros Espíritas dessa época se dedicam
·         Estudos, debates, experimentações
·         Não havia assistência
·         Trabalho e pesquisa – necessário, mentes com conhecimentos

2º Período – 1930 a 2000
- Difusão das Ideias Espíritas – LÉON DENIS
·         Surgimento de diversas Casas Assistenciais e Educativas e com zelo
·         Intensificação do Estudo Doutrinário
- Histórico Humano do Período de 1930 a 2000
·         Conflitos e crises sociais
·         Valorização do capital
·         Perda da identidade humana
- Característica do Centro Espírita, nesse período
·         Local de estudo e também de refazimento moral
·         Fase do Espiritismo Assistencial
3º período – 2000 a 2070 – maioridade
·         Incorporação e vivência dos ensinos
·         Postulados alavancam transformações sociais e humanas
·         A construção do Homem de Bem
·         A Regeneração Planetária
- Grandes Conquistas
·         Avanços políticos
·         Redemocratizações
·         Recuperação dos Valores Humanos
·         Movimentos ambientais
Um novo olhar Ciência e Religião. Junção de forças para auxiliar a humanidade.
- Características do Centro Espírita, agora.
·         Local de estudo, alívio e assistência espiritual
·         Cada um tem uma função, seu dever
"E SERÃO CONHECIDOS POR MUITO ME AMAREM..." – JESUS
HUMANIZAR – despertar o SENTIMENTO DE HUMANIDADE:
      ·         IGUALDADE
      ·         FRATERNIDADE
·         SOLIDARIEDADE
Os tempos são chegados:- FASE DE REGENERAÇÃO - MOVIMENTO DE FRATERNIDADE.
                ATITUDE DE AMOR
·         Renovação de ATITUDES
·         REFORMA ÍNTIMA, sem sofrimento e combater o ORGULHO.
·         ALTERIDADE – respeito à diversidade
·         CASA ESPÍRITA – ESCOLA
·         EVANGELHOTERAPIA
·         Desenvolvimento dos Valores Humanos, das responsabilidades sociais.
A Casa Espírita inserida e comprometida com a sociedade.
·         Práticas Educativas de LIBERTAÇÃO DO SER
OBJETIVO:- A REGENERAÇÃO SOCIAL
A MAIOR LIÇÃO É O AMOR.

(clombardi-18/11/2012)

6 comentários:

muito bom. gostaria de saber mais.

A espiritualidade é importante, porém convem não esquecer a medicina. É importante o tratamento, a espiritualidade é um complemento, óptima ajuda.
Falo por experiência porque procurei ajuda espiritual para uma doença, não me fez mal mas confundiu-me e atrasou a minha ida ao médico e recuperação, que está a ser lenta.
É só a minha opinião

Todas as Casas espiritas tenho certeza que alertam aos assistidos que devem continuar o tratamento com o médico, não confunda tratamento espiritual com tratamento do corpo físico.

Quando reconhecemos que precisamos de aju, já é um grande passo é a partir do momento que é diagnosticado a enfermidade, o espírito tem grande chance de avançar na senda evutiva. E necessário buscar ajuda para depois, poder ajudar ao próximo!

Quando reconhecemos que precisamos de ajuda, já é um grande passo é a partir do momento que é diagnosticado a enfermidade, o espírito tem grande chance de avançar na senda evolutiva. E necessário buscar ajuda para depois, poder ajudar ao próximo!

O que fazer quando uma pessoa pedir a noção dá realidade, sem nenhum sinal de problemas mentais antes, como se grande represa estourasse e água descesse com toda força, te colocado em outro mundo.
Que você devesse conviver, mesmo recuperando insanidade.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (desde 30/12/2011)

Pesquisa