Um documentário da BBC sobre o Espiritismo

Os voluntários da divulgação do Portal Luz Espírita ((www.luzespirita.org.br), equipe atuante da Associação de Amparo e Assistência Espiritual Dr. Bezerra de Menezes, realizaram um belo trabalho para a divulgação do documentário da BBC. Abaixo as explicações e clique no link para assistir o documentário. O Núcleo A CAMINHO DA LUZ fica na Rua Manoel Rodrigues Santiago, 19, no Itaim, em São Paulo. O e-mail é contato@luzespirita.org.br . Muito interessante o documentário.

" Não faz muito tempo, publicamos aqui o anúncio, com links para os vídeos, de um fantástico documentário produzido pelo respeitado canal de televisão britânico BBC, intitulado "SCIENCE AND THE SEANCE", ou seja, "A CIÊNCIA E AS SESSÕES ESPÍRITAS", que, por motivos desconhecidos, não foi divulgado pelo braço brasileiro da BBC, nem tampouco traduzido para nosso idioma. Aqui estamos então para anunciar a edição deste documentário, produzida pela Equipe Luz Espirita, com dublagem em português.

O filme/documentário destaca claramente a grande influência que os fenômenos espirituais do século XIX exerceram especialmente nos EUA e Europa, desde a espetacular febre das "Mesas Girantes", até as pesquisas mais sérias, envolvendo os  nomes mais ilustres da ciência daquele tempo, como William Crookes, Oliver Lodge, Marconi, Thomas Edson, etc. Diz também que foram essas manifestações do chamado "Moderno Espiritualismo" que motivaram aqueles grandes cientistas nas mais revolucionárias descobertas e invenções, sobretudo acerca das telecomunicações; justamente da busca de mecanizar o contato com os "mortos" foi que acabou surgindo as tecnologias das quais foram a humanidade herdou o rádio, o telefone, a televisão e tudo quanto se pensar em transmissão audiovisual e dados, como hoje se dá pela internet. Esse é o ponto forte do documentário, que ainda traz cenas inéditas do respeitado Sir Arthur Conan Doyle, citado como o grande propagador do Espiritismo.

Contudo, é preciso dizer que a versão do Espiritismo apresentada pelo filme é um tanto errônea, a partir de quando a iguala com o movimento espiritualista moderno, generalizado, ignorando que o Espiritismo, como a Doutrina Espírita kardecista, é um capítulo em separado daquelas manifestações. Nesta produção da BBC, o Espiritismo apresentado diz respeito a uma corrente neoespiritualista inglesa fundada a partir dos princípios formulados através da escritora espiritualista Emma Hardinge Britten, nascida na Inglaterra e radicada nos EUA. Allan Kardec e o seu trabalho não são citados, o que compromete a legítima interpretação, especialmente para os leigos, que desconhecem a História daqueles fenômenos e o desenvolvimento da Codificação Espírita.

Ainda assim, é uma peça de inestimável valor, pelo que traz de concreto acerca da fenomenologia e repercussão da mediunidade daquele século, cujos resultado práticos são vivenciados por todos nós hoje, através das invenções científicas. O filme é um convite aos historiadores, no sentido de que eles revejam como têm relatado o século XIX, ignorando aquela invasão espiritual."


o    Assista a este documentário da BBC pelo link:


"Yvonne Pereira - Uma heroína silenciosa!"

O escritor e médium baiano PEDRO CAMILO (de Figueirêdo Neto) esteve no domingo passado (23/09) proferindo um Seminário "As Vidas de Yvonne do Amaral Pereira", no Centro Espírita Ismael/São Paulo. E através de nossa companheira Cida Lombardi, apresentamos abaixo um resumo deste evento.           

Pedro Camilo é um estudioso da vida e obra de Yvonne do Amaral Pereira. Ele afirma que em janeiro/99 leu sua biografia e não parou mais de querer conhecê-la. Em um Congresso, conversou com Suely Caldas Schubert e daí começou a se corresponder com Hermínio de Miranda, iniciando assim uma pesquisa sobre Yvonne. O livro sobre sua vida não é uma biografia, propriamente dita, mas um estudo biográfico: sua vida, seu trabalho, suas encarnações.
No Rio de Janeiro, conheceu alguns familiares e amigos dela e conseguiu duas entrevistas que foram feitas com ela. Depois mais duas entrevistas e escritos dela em pesquisa na Revista "O CLARIM" de Cairbar Shutel – Matão-SP.  E foi, através de livros, publicando todo material que conseguiu sobre ela. Continua ainda coletando TUDO sobre ela.
Allan Kardec propôs estudo da Teoria Espírita da Mediunidade.  E mediunidade não é patrimônio do médium. Ele não cria a mediunidade, propõe o conhecimento e estudo. Mediunidade tem suas manifestações em todo e qualquer lugar e religião, só não se admite, muitas vezes esse nome.
Por que LIVRO DOS MEDIUNS e NÃO da MEDIUNIDADE? Porque mediunidade só existe se o médium existir.  Só pode ser estudada através das suas manifestações através dos médiuns. É preciso observá-los, estudá-los. O médium é o INTERMEDIÁRIO na mediunidade.
O processo de individualização e singularização da mediunidade, porque cada um manifesta de sua forma, do seu jeito a mediunidade – é única. Cada médium precisa ser estudado individualmente, não dá para generalizar.
Cada espírito que se manifesta através dos médiuns também é único, para aqueles médiuns, existindo uma afinidade. Por isso não podemos tratar as pessoas da mesma maneira, mas na sua singularidade.
Um pouco da médium -  Yvonne do Amaral Pereira (1906-1984) foi uma das mais notáveis médiuns que o Brasil já conheceu e de que se tem notícia. Suas obras são de grande riqueza e fiel ao ensino espírita. Em suas obras, os ensinamentos e exemplos são provas da grande conquista moral de sua encarnação.
Escreveu dez livros: psicografados e de próprio punho e também artigos. Seu livro mais conhecido e que mais marcou foi "MEMÓRIAS DE UM SUCIDA" – fala TUDO sobre o suicídio e suas consequências espirituais. Muitos conhecem seu livro e não a conhecem. Aí está seu valor:- a OBRA aparecer e NÃO  o MÉDIUM. Ela se apaga, se anula para que a obra surja.
Este livro não fala apenas do suicídio, mas dá informações riquíssimas sobre a VIDA ESPIRITUAL. "ESTUDÁ-LO" com o carinho necessário. A tendência do ser humano, médium, psicógrafo ao receber um livro como esse é querer publicá-lo de imediato. ELA teve um cuidado extremo, aguardou 30 anos para publicar sua OBRA.
De onde vem SEU COMPROMISSO com o SUICÍDIO? -  Trouxe de suas encarnações anteriores onde vários espíritos suicidaram-se por causa dela e ela também foi suicida. O CVV-CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA, foi inspirado neste livro..
Desde 4 e 5 anos de idade já tinha vidência, audiência – de suas outras vidas. A família não conseguia conviver com isso e ela foi viver com os avós.  Publicou várias encarnações dela em que "só fez bobagens" – coragem de fazer isso.
MEDIUNIDADE- é oportunidade de transformação e não problema – é AUTOCONHECIMENTO. Os conflitos são do indivíduo e NÃO da mediunidade.  MEDIUNIDADE é vida de relação com os Espíritos, assim como se relaciona com os encarnados. Quem tem medo é porque é inseguro no "relacionar-se". E o médium que tem medo se sente vulnerável por sua insegurança. Trabalharmos nas nossas inseguranças, nos relacionarmos.
Honestíssima em sua mediunidade:
- só psicografava (escrevia) histórias que servissem de crescimento espiritual às pessoas que o  lessem.
- e que fossem com base no EVANGELHO.
Foi tentada a por um espírito a narrar sua história e ganhar dinheiro com isso. Ela resistia a todas as suas tentações e lhe dava os motivos, que serviram para o CRESCIMENTO desse espírito. ELA serviu de EXEMPLO para esse espírito.
Há médiuns que usam a mediunidade para ganhar dinheiro, obter prestígio, vantagens e satisfazer seu orgulho.
"MEMÓRIAS DE UM SUICIDA" narra detalhes da chegada ao mundo espiritual de um espírito, Camilo Castelo Branco, um dos maiores autores da literatura portuguesa, suicida.
Outras obras significativas de Yvonne:
- "Nas telas do infinito" – autoria de Camilo Castelo Branco
- "Sublimação" e "Ressurreição e Vida" – contos de Léon Tolstoi
-"Recordações da Mediunidade" e "Devassando o Invisível" – ensaios autobiográficos
Fundamentava-s em grandes autores e vários Espíritos: Fréderic-François Chopin, Antero de Quental (espírito), Bezerra de Menezes (espírito)
"Nas Voragens do Pecado", "O Cavaleiro de Numiers", "O Drama da Bretanha", "Recordações da Mediunidade" e "Sublimação" – pelo espírito Charles.
Desde os 11 anos de idade, teve assistência de Bezerra de Menezes.
Ela foi a única médium que recebeu livro psicografado de Bezerra. Ele foi pai dela e de Charles em outra encarnação.
Yvonne foi uma pessoa especial vencendo suas provas, expiações, aproveitando todas as oportunidades que lhe foram oferecidas e sempre trabalhou no BEM e DEDICADA ÀS SUAS TAREFAS. Ela foi " YVONNE  PEREIRA – UMA HEROÍNA SILENCIOSA! ".
-/-(cl/setembro2012)

E o espetáculo está para começar...

O cenário está montado, cadeiras retiradas e outras empilhadas. Um domingo, de muito Sol lá fora. Onde fica a tribuna, na sala 25 da prédio sede do Centro Espírita Ismael, em São Paulo, a transformação de um palco de teatro, com os tapumes pretos fechando o espaço. Ali, a transformação de um trabalho que começou muito cedo para mais um ensaio – o quarto -- da peça “Quadros da Alma”, um texto de inspiração mediúnica escrito por Alexandre Fernandes e dirigida pelo Aguinaldo Gabarrão e com a assistência de André David.

É lembrar dos velhos tempos, aqueles mesmos que a Mocidade Carmen Cinira tinha atuação muito intensa com os jovens do Centro Espírita Ismael. O trabalho de espetáculos teatrais que marcaram a passagem do tempo na história de nossa Casa. Que hoje, ao comemorar 50 anos, voltam à evidência em uma homenagem por todo esse tempo de construção de muita paz e amor! Até em complemento ao que está nas páginas do livro “50 Anos do Centro Espírita Ismael”, organizado pelo presidente Sérgio Biagi Gregório, e nas palestras históricas de nossa Casa, recentemente marcadas pelo Mauro Gomes – que também teve uma atuação forte naquela época da Mocidade.

Depois de uma pequena concentração e de uma prece de abertura, com muitas vibrações de fé, lá estão os atores em cena, neste ensaio que busca todos os pontos de fala e entradas. Marcações no palco. Normal, muito normal, erros e acertos. Passos e descompassos. E no meio de tudo, nos erros e acertos, muita alegria de todos os participantes. É um momento de reconhecimento, de agradecimento, de satisfação de estar ali, de reviver os bons momentos. E os acertos sobressaem aos erros, vai-se dando forma em busca da perfeição. Tudo no comando do diretor da peça, que para, corrige...chama a atenção... e continua onde parou.

Todos em cena, com muita dedicação... Lá estão eles: Ximena, Eliane, Mariany, Mariana, Paulo, Ariádna e José Paulo. Tudo renasce nos gestos, nos passos, nas gesticulações e nas falas. Cadê a “deixa”? Sente-se no ar que cada um dos atores busca o melhor de si lá dentro, colocando para fora a sua participação na homenagem que acontece no domingo dia 30 de setembro, às 10 da manhã. Enquanto o dia não chega, à frente dos ensaios o comando de som nas mãos de Flávia Rigazzo, ao lado da direção de Aguinaldo, David e Alexandre. (Ficha técnica no final).

Um espetáculo de quase uma hora para muitas horas de dedicação em ensaios. Agora foi o quarto ensaio e ainda teremos mais três nos próximos domingos. Imagine só de ensaios o que teremos de horas... e o que se estudou do texto... as passagens... e os preparativos de roupas, cenários e material de produção. Aí não se conta mais por horas, mas por dias, por semanas... Um tempo grande de dedicação para levar o melhor no dia da grande apresentação. Tudo feito com muita dedicação, como os cinco quadros de pintores famosos – ainda há um de Tolouse Lautrec -- produzidos pelo artista Fábio Vicente, que levou um tempo muito grande preparando-os e, com muita satisfação, foi levá-los no ensaio. E ainda deu, no local, os últimos retoques nas pinturas. E todo mundo ajudou a colocar os cinco quadros nos painéis do palco – o que deu um brilho a mais!

Aquela expectativa, ainda há aquele “friozinho da barriga”, um pouco de “arrepio”, como se fosse a primeira vez que esses atores e produtores se colocarão à frente do público. Uma época que ficou na história e que hoje tem vidas mais maduras, com famílias de responsabilidades. O tempo passou! Crianças e jovens para uma nova geração de pais que deixaram a marca nos palcos de vidas no Centro Espírita Ismael. E que viverão novamente os “velhos tempos”... nas lições do que aprenderam e no que podem ensinar.

Um belo espetáculo está para entrar em mais um capítulo da história do Ismael. Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo... no dia 30 de setembro, um domingo de manhã, às 10 horas, com muito Sol lá fora e muito amor e dedicação aqui dentro da sala 25, marco do Ismael! Uma peça com texto levando às reflexões sobre a relação da pintura com o espírito. Cores, paisagens e movimentos que se tornam os condutores no espetáculo. No final, 30 minutos para a participação da plateia, com perguntas e reflexões.

Senhores e senhoras... Não percam o espetáculo no domingo dia 30 de setembro, às 10 da manhã. Chegue um pouco antes. E lembrem-se que as vagas são limitadas, com inscrições antecipadas na Secretaria, telefone 2242.6747 ou no e-mail ceismael@ceismael.com.br.

Abaixo, o relato do diretor Aguinaldo Gabarrão, com a sua visão e os seus conhecimentos, conduzindo uma equipe e o melhor do espetáculo:

4º ENSAIO – 02/09/2012 – domingo de manhã – Produção “Quadros da Alma” – Local: Sala 25 do Centro Espírita Ismael – Unidade I – “ O dia hoje foi intenso. Cumprimos toda a programação. Realizamos dois ensaios corridos e ainda houve tempo para ensaiar cenas fragmentadas: eu dirigi uma cena com a Mariany e Mariana, o André acompanhou a Ximena e Eliane e o Alexandre acompanhou o Paulo e Ariádna uma vez que o nosso querido amigo José Paulo precisou sair um pouco mais cedo em virtude de compromissos assumidos anteriormente. O Maurício Benassatto, jornalista responsável pelo registro e divulgação dos eventos em mídias realizou um trabalho paciente e produtivo, fotografando o espetáculo inteiro, além de bastidores e outras particularidades que não escaparam ao seu olhar experiente e sensível.

Além disso, tivemos a presença do nosso programador visual e grande amigo Fábio Vicente. Ele trouxe 5 quadros produzidos em estilos de diferentes períodos e artistas. Com sua costumeira modéstia, apresentou cada uma de suas criações que integram os adereços cenográficos do espetáculo. Foi mais um momento de grande emoção. O quadro principal, que eu considero um personagem neste espetáculo, e que aparece nesta foto, tem a força e o magnetismo que move todas as personagens à sua volta. O Fábio ainda produzirá mais um quadro, aquele que será reproduzido pela médium Tereza, uma espécie de “cópia inspirada” a partir do grande quadro central do artista Toulouse Lautrec. O espetáculo ganha dia a dia cor e forma”.


Atenção: veja as 105 fotos com as cenas do ensaio e mais os bastidores no http://www.facebook.com/centroespiritaismael



Ficha técnica

Elenco:
Joana (recém-desencarnada): Ximena de Moraes
Amélia (trabalhadora do Plano Espiritual): Eliane de Souza
Fausto (trabalhador do Plano Espiritual) e Toulouse Lautrec (pintor): José Paulo
Adalberto (artista do Plano Espiritual): Paulo Rigazzo
Teresa (médium): Ariádna Assis
D. Clara (mãe de Joana): Mariany Monttino
Joana menina: Mariana Assis e Silva

Voz em off: Flávia Rigazzo

Direção: Aguinaldo Gabarrão
Assistentes de direção: André David e Alexandre Fernandes

Projeto Gráfico, Programa da Peça e Cartaz: Fabio Vicente
Projeto de Iluminação, Operação de luz e Seleção Musical: Alexandre Fernandes
Gravação da trilha sonora e efeitos: André David
Composição das Músicas: Gnossiennes e Gymnopédies (3) para piano e Valses Distinguées Du Précieux Dégoûte por Erik Satie; Concerto a Cinco em Si Bemol Maior por Tomaso Giovanni Albinoni; Concerto Grosso em Ré Menor – Allegro por Antonio Vivaldi.

Diário de Encenação: Nanci Ricci
Operação de Som: Flávia Rigazzo

Revisão de textos: Eliane de Souza
Adereços Cenográficos (Pinturas): Fabio Vicente.
Concepção de Cenografia e Figurinos: Aguinaldo Gabarrão
Preparador Corporal: José Paulo
Fotos de Cena: Mauricio Benassatto
Divulgação: Departamento de Eventos do CEI

Produção: Grupo CRECIN


mb/ag-02/09/2012

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (últimos 30 dias)

Pesquisa