Cuidados Respiratórios em Viagens e no Verão, por Mauro Gomes


Viagens

Com a proximidade do período de férias tenho recebido muitas perguntas sobre os riscos que a pessoa com doença respiratória crônica corre quando faz uma viagem aérea. Na altitude que o avião voa, mesmo com a cabine pressurizada há um menor teor de oxigênio no ar. Sofre com isso quem já tem alguma doença pulmonar crônica e possui uma baixa taxa de oxigenação do sangue. Essas pessoas precisam tomar alguns cuidados com antecipação e saber como embarcar com o oxigênio no avião.

Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, elaborei um texto em minha página na internet com os cuidados necessários a serem tomados pelo portador de doença respiratória antes de embarcar, quais são os concentradores de oxigênio autorizados para uso no avião, quais companhias aéreas permitem o uso de oxigênio na aeronave e os links para fazer o download dos formulários para obter a autorização do embarque. Segue o link para copiar e colar no seu navegador:

http://www.drmaurogomes.com.br/tire-duvidas/1-cuidados-respiratorios-com-viagem-aerea-6/#.WE3mKNIrIdW


Verão

Nessa época de verão sempre sou perguntado a respeito da utilização de aparelhos de ar-condicionado, o que pode reduzir a umidade do ar e irritar as vias aéreas. Quem sente mais essas consequências é quem tem rinite e sinusite alérgicas, asma brônquica (popularmente chamada de "bronquite") e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, também conhecida como enfisema e bronquite crônica). Se você tiver interesse em saber mais a respeito dos cuidados respiratórios que devem serem tomados no verão, especialmente com os ventiladores e os aparelhos de ar-condicionado, escrevi uma matéria que pode ajudá-lo nessas questões. Você pode clicar sobre o link abaixo ou copiar e colar no seu navegador:

http://www.drmaurogomes.com.br/tire-duvidas/cuidados-respiratorios-a-serem-tomados-no-verao-25/#.WH05O9IrKvH




Dr. Mauro Gomes, médico pneumologista, é instrutor do Curso Básico de Espiritismo do Centro Espírita Ismael.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Visitas (desde 30/12/2011)

Pesquisa